sexta-feira, 6 de maio de 2011

A circulação e o sistema cardiovascular

Vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos são tubos por onde o sangue circula.
Os principais tipos de vasos sanguíneas são:
  • as artérias - levam o sangue arterial e venoso do coração ao resto do corpo;
  • as veias - levam o sangue arterial e venoso para o coração;
  • os capilares - ligam as artérias e as veias, através das arteríolas e vénulas.
O sangue passa do coração para o corpo - grande circulação e do coração para os pulmões pequena circulação.
  • As artérias são constituídas por paredes com fibras musculares e as paredes são mais espessas e elásticas que as veias, porque transportam o sangue do coração, e este, sai do coração bombeado com grande pressão e velocidade. TÊm 3 camadas:
-a externa constituída por tecido conjuntivo;
-a intermédia constituído por fibras musculares e elásticas;
-a interna constituída por células endoteliais.
  • As veias têm paredes menos espessas que as arterias e compostas por tecidos musculados e eelásticos. o sangue flui mais lentamente do que nas artérias. Têm vávulas, na parte inferior do organismo, que impulsionam o sangue para o coração.
As varizes originam-se devido ao mau funcionamento das veias.
  • Os capilares são constituídos por uma só camada se células e são muito fininhos, comunicam com as artérias través das arteríolas e com as veias através das vénulas. É através da sua parede que se dá a passagem de nutrientes e oxigénio do sangue para a linfa interstecial e dos produtos de excressão da linfa (resultantes do metabolismo celular) para o sangue.
As arteríolas e as vénulas são tão pequenas que só passa um glóbulo vermelho de cada vez e os leucócitos passam pelas paredes através da diapedese.
As arteríolas têm um ramo menor que as artérias, sendo que na camada intermédia há menos tecido elástico e várias fibras musculares que controlam o seu diametro interno.
                           
                                   CORAÇÃO
É um órgão vital do corpo humano, muscular, que bombeia o sangue permitindo a sua circulação pelo resto do corpo, através das veias e das artérias.
O coração - órgão muscular, de forma cónica ou de pirâmide triangular, castanho-avermelhado, com cavidades, protegido e envolvido pelo pericárdio - está dividido em duas partes por um septo estanque. Cada uma das partes é constituída por uma aurícula e um ventrículo. Na metade direita circula sangue venoso e na metade esquerda sangue arterial. As aurículas comunicam com os ventrículos por meio de válvulas: aurículo-ventricular, mitral ou bicúspide do lado esquerdo e tricúspide do lado direito. Ao coração estão ligadas as artérias e as veias.
 
 o Coração Humano.



Sangue arterial e sangue venoso
Formam uma rede de tubos que transportam sangue do coração em direção aos tecidos do corpo e de volta ao coração. Os vasos sangüíneos podem ser divididos em sistema arterial e sistema venoso:
Sistema Arterial: Constitui um conjunto de vasos que partindo do coração, vão se ramificando, cada ramo em menor calibre, até atingirem os capilares.
Sistema Venoso: Formam um conjunto de vasos que partindo dos tecidos, vão se formando em ramos de maior calibre até atingirem o coração.



Os vasos sanguíneos que conduzem o sangue para fora do coração são as artérias. Estas se ramificam muito, tornam-se progressivamente menores, e terminam em pequenos vasos determinados arteríolas. A partir destes vasos, o sangue é capaz de realizar suas funções de nutrição e de absorção atravessando uma rede de canais microscópicos, chamados capilares, os quais permitem ao sangue trocar substâncias com os tecidos. Dos capilares, o sangue é coletado em vênulas; em seguida, através das veias de diâmetro maior, alcança de novo o coração. Esta passagem de sangue através do coração e dos vasos sanguíneos é chamada de CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA.


 
 
 


Você pode diminuir suas chances de ter uma doença cardíaca ao escolher os alimentos com cuidado. A fim de ter uma alimentação para um coração saudável, coma:
  • menos gordura
  • menos sódio
  • menos calorias
  • mais fibras alimentares
Coma menos gordura
Algumas gorduras têm mais chances de causar doenças cardíacas. Essas gorduras são geralmente encontradas em alimentos de origem animal, como carne, leite, queijo e manteiga. Elas também são encontradas alimentos com óleos de côco e de palma.
Coma menos desses alimentos:
Coma menos sódio. Comer menos sódio ajuda a diminuir a pressão alta em algumas pessoas. Isso pode diminuir o risco de doença cardíaca.
Sódio é algo que precisamos em nossa dieta, porém a maioria de nós ingere muitas quantidades. Muito do sódio que comemos vem do sal, que adicionamos à nossa comida na mesa ou que as empresas alimentícias colocam em seus produtos. Então, evite adicionar sal à comida na mesa.
Coma menos calorias. Quando comemos mais calorias do que precisamos, engordamos. Estar acima do peso pode causar doença cardíaca. Quando comemos menos calorias do que precisamos, emagrecemos.
Coma mais fibras. Comer fibras de frutas, vegetais e grãos pode ajudar a diminuir as chances de doença cardíaca.

Dicas de alimentação para um coração saudável
  • Coma uma dieta com pouca gordura saturada, especialmente gordura animal e óleos de côco e palma.
  • Adicione à sua dieta alimentos que são ricos em gordura mono-insaturada, como óleo de oliva, óleo da canola e frutos do mar.
  • Coma alimentos que contém gorduras poliinsaturadas encontradas em vegetais e frutos do mar. Óleos de girassol e de milho são ricos em gordura poliinsaturada.
  • Escolha uma dieta moderada em sal e sódio.
  • Mantenha ou melhore o seu peso.
  • Coma bastante grãos, frutas e vegetais.
Alimentando-se desta forma não significa que você tem que gastar mais dinheiro com comida. Você ainda pode comer muitos alimentos que custam o mesmo ou menos do que os que está comendo

A maior parte do colesterol presente no corpo é sintetizado pelo organismo, sendo apenas uma pequena parte adquirida através da dieta. Portanto, ao contrário do que se pensava, o nível de colesterol no sangue não se eleva quando se aumenta a quantidade de colesterol na dieta. O colesterol é encontrado com mais freqüência nos tecidos que têm capacidade de sintetizar, como: fígado, medula espinhal, cérebro e artérias.

Colesterol Alto

Colesterol
Colesterol alto é uma condição de saúde perigosa, pois está associado a um maior risco de doenças do coração. Como não apresenta sintomas, uma pessoa pode estar com um nível de colesterol alto e não saber. Por isso é tão importante fazer exames regularmente para avaliar sua situação.
Vale lembrar que não é o colesterol que nos faz mal, mas sim o seu excesso. Quando o nível de colesterol no sangue ultrapassa as necessidades orgânicas, o excesso tende a acumular-se nas paredes das artérias, formando placas de gordura. Essas placas podem, pouco a pouco, entupir as artérias, levando a complicações cardiovasculares.
Colesterol TotalClassificação
Menor que 200Ideal
200-239Um pouco elevado
240 ou acimaAlto

Tipos de Colesterol

Colesterol HDL

O HDL é o "bom" colesterol. Quando existem altas concentrações dele no sangue, há menor risco de ataques cardíacos. O HDL ajuda a remover o colesterol das paredes das artérias. Ele carrega o colesterol das células do corpo para o fígado. Então, esse colesterol é reutilizado, transformando-se em ácidos biliares.
HDL ColesterolClassificação
60 ou acimaIdeal, reduz doenças cardíacas
Menor que 40-homensBaixo;riscos cardíacos
Menor que 50-mulheresBaixo;riscos cardíacos

Colesterol LDL

LDL é o colesterol "ruim". Ao contrário do HDL, as altas concentrações dele no sangue estão associadas a um maior risco de doenças do coração. O LDL se oxida e se deposita nas paredes das artérias para iniciar a condição conhecida como arteriosclerose.
Colesterol LDLClassificação
Menor que 100Ideal
130-159Um pouco elevado
Maior que 190Muito Alto

Causas do Colesterol Alto

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário