Galileu e o princípio da inércia:
A lei da inércia não é exatamente uma lei e sim uma definição. Isaac Newton postula o referencial a ser utilizado em sua mecânica. Este referencial inercial é o mesmo que já havia sido utilizado por Galileu em seus experimentos pensados onde pedia que se imaginasse uma mesa infinita e perfeitamente polida em que rolava uma esfera também perfeitamente polida. Neste referencal estático, a soma (vetorial) de todas as forças que interagem com um corpo em repouso ou em movimento retilínio uniforme é nula.
A inércia é uma propriedade física da matéria.
1ª Lei de Newton - Princípio da Inércia
Exemplos:
- Quando estamos dentro de um carro, e este contorna uma curva, nosso corpo tende a permanecer com a mesma velocidade vetorial a que estava submetido antes da curva, isto dá a impressão que se está sendo "jogado" para o lado contrário à curva. Isso porque a velocidade vetorial é tangente a trajetória.
- Quando estamos em um carro em movimento e este freia repentinamente, nos sentimos como se fôssemos atirados para frente, pois nosso corpo tende a continuar em movimento.
estes e vários outros efeitos semelhantes são explicados pelo princípio da inércia, cujo enunciado é:
"Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento."
Então, conclui-se que um corpo só altera seu estado de inércia, se alguém, ou alguma coisa aplicar nele uma força resultante diferente se zero.